Como é de conhecimento público, neste mês de Julho, se iniciou a temporada de verão dos Animes e com ela trazendo não só mais um sucesso entre o público Otaku, mas também, uma grande polêmica: Será Free o precursor do Moe reverso?
Este ano a denominação "Moe" tem levantado bastante discussões no mundo Otaku, tanto em Blogs e Sites do nosso país como em outros de terras gringas, um bom exemplo de uma dessas discussões aconteceu a um tempo atrás no Podcast, Mangá² do Blog Mangatologia, que abordou o tema de uma maneira bem introdutiva e construtiva (Link do Podcast) fora as outras toneladas de Blogs e sites que você pode encontrar com o velho tio Google.
Bom, o Anime Free era apenas mais um comercial criado pelo estúdio KyoAni que tem um portfólio cheio de Animes com características, Moe, basicamente o KyoAni aplicou características de seus trabalhos anteriores a este comercial, que foi feito simplesmente para atrair o público feminino.
*Comercial que inspirou o Anime:
Em meio a divulgação do comercial houve uma grande comoção do público Otaku, principalmente da parte feminina, o que fez o KyoAni perceber rapidamente que talvez acabará de "criar" ou "enraizar" uma nova vertente do Moe, fazendo com que fosse anunciado um Anime intitulado: Free! - Iwatobi Swim Club.
(Imagem Promo da campanha de petição para a criação do Anime)
Muitas polêmicas e expectativas puderam ser sanadas na estreia do primeiro episódio de Free!
Primeiramente devo dizer que não sou fã de Moe, e vi o primeiro episódio do Anime por causa da polêmica, peculiaridade e popularidade ao qual ele esta envolvido. Ninguém pode negar o quanto a animação é bela, mas o que chama mais atenção no inicio do episódio é a relação que o protagonista tem com a aguá, é algo que se diferencia dos demais Animes/Mangás de esportes, mas infelizmente pela forte presença do Moe, clichês e Fan services, voltados para o público feminino, eis que esse diferencial parece morrer rapidamente e logo se transforma no simples fato clichê em que o personagem principal só prática o esporte por prazer, e que o "coitadinho" é obrigado a competir em campeonatos do gênero.
"Com 10 anos, te chamam de prodígio. Com 15 anos, te chamam de gênio.
Assim que você completa 20, você é somente uma pessoa comum."
Finalizando o post, devo concluir que sem dúvidas a KyoAni acaba de se tornar a precursora do que podemos chamar de "Moe reverso", e dizer para todas as otakus que este Anime foi feito para vocês, e que sem dúvidas, virão muitos desse tipo. O mercado feminino em nosso mundo otaku está em grande crescimento e Free é a prova disso, não sei se irei continuar a acompanhar o Anime, pois não faz nem um pouco o meu tipo.
Espero que todos tenham gostado do post, e agora é com vocês: Free é o precursor do Moe reverso? O que vocês acham?












Nenhum comentário :